Votar no TopSites!

100% Canaricultura e Fauna Europeia

[x]

Estamos felizes por o ver no Fórum Canaricultura Tuga

Contacte-nos!
Se precisar de contactar os responsáveis do Fórum pode usar este email

Gostariamos que fizesse parte do fórum Canaricultura Tuga ainda hoje!

Porquê registar-se no nosso fórum?

Forum Canaricultura Tuga: Canarios de Portugal para o Mundo Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
01 Ago 2010, 05:29:54 *
Notícias: Magazine Ornitológico

Início   Ajuda Pesquisa Parcerias Contact Tags Entrar Registe-se  

Petvendas, a sua petshop online. Portal de venda de anilhas para identificação de aves em cativeiro, que aposta na inovação com produtos de alta resistência, de fácil leitura e com baixo índice de rejeição pelas aves.
Adira ao nosso Grupo no Facebook!
MAIS DE 100 PÁSSAROS EM CASA - JOSÉ MAURÍCIO, UM AMANTE DE CANÁRIOS
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Partilha este Tópico no DiggPartilha este Tópico no FacebookPartilha este Tópico no FurlPartilha este Tópico no GooglePartilha este Tópico no LivePartilha este Tópico no MySpacePartilha este Tópico no StumbleUponPartilha este Tópico no TwitterPartilha este Tópico no YahooPartilha este Tópico no Google buzz
Autor Tópico: MAIS DE 100 PÁSSAROS EM CASA - JOSÉ MAURÍCIO, UM AMANTE DE CANÁRIOS  (Lida 4106 vezes)

Olá.

Reparei que ainda não efectuou a sua apresentação.

Para se que esta mensagem desapareça e para poder aceder ao resto do forum deve efectuar a sua apresentação aqui.

IvoLeite
Administrator
Membro Tuga

Localidade: Aveiro
Last Login:26 Jul 2010, 12:06:53
Prémios:
2º Concurso: Fotos de criação4º Concurso: Fotos de criação6º Concurso: Fotos de criação

Google Talk canaricultura
profile.php?id=606706595& canaricultura
« em: 09 Abr 2008, 10:31:47 »
ResponderResponder Dividir o TópicoIr para o topo

Bom dia. Esta entrevista não foi feita por nós, foi feita pelo jornal de Portalegre "Fonte Nova" na sua edição de ontem (Edição nº 1544 - 08 de Abril de 2008).

{alt}

Já lá vai o tempo em que José Maria Maurício tinha em sua casa mais de 300 canários. Hoje tem pouco mais de cem, mas a vontade de querer ultrapassar esse número ainda lhe vai na alma, embora considere que a criação de canários é uma tarefa difícil devido à dedicação e tempo que é necessário despender no seu dia-a-dia.
Quem entra em casa de José Maria Maurício em Nisa, não fica indiferente à variedade e quantidade de canários que tem no terraço. Uma paixão que nasceu há uns anos atrás enquanto era emigrante em França. Apesar de ser natural de Nisa, José Maria Maurício esteve 27 anos em terras francesas e foi aqui que, em conjunto com o cunhado, começou a fazer criação de canários. "Chegámos a ter 1200 e até entrávamos em concursos", recorda.

{alt}

Quando regressou a Portugal deu continuidade a essa paixão chegando mesmo a ter em casa mais de 300 canários. Nos dias que correm tem pouco mais de cem que trata com todo o carinho e dedicação, pois "fazer disto um negócio não compensa", confessa. As mais de 50 gaiolas estão devidamente identificadas, e como está na altura da criação, José Maria Maurício tem o cuidado de colocar em cada gaiola caixas verdes "para saber que aí se encontram canários pequenos" e caixas amarelas "para saber que têm ovo". A variedade essa é muita. Desde espécies Timbrado Espanhol, Vermelho Intenso, Vermelho Ximel, Bronze Vermelho, Malinois, Parisien, Vermelho Negro, Arlequim, e Ágata Topázio Branca, entre muitas outras. Mas José Maria Maurício confessa que a espécie Frisard Parisien é a mais difícil de criar, uma vez que "a fêmea mete os ovos mas não os cria". No entanto, tem uma técnica que não falha e que já deu os seus frutos. "Como tenho muitos canários, tiro os ovos dos Frisard Parisien e coloco-os a criar nas outras espécies", conta, salientando que, neste momento se encontra a "apurar" a raça Vermelho Ximel.

{alt}

{alt}

Em gaiolas à parte, José Maria Maurício tem também alguns canários híbridos com o intuito de obter aves não só bonitas como excelentes cantadeiras. É neste sentido que este mecânico de profissão faz vários cruzamentos, nomeadamente entre canários e pintassilgos, verdilhões e canários. "Ando sempre a fazer novas experiências", manifesta este amante dos canários, apesar de considerar que "não vale a pena criar os híbridos, faço isso mais pelo canto".

{alt}

O gosto que tem pelos canários fez com que o interesse em querer saber cada vez mais sobre a espécie fosse aumentando. Assim, foi comprando livros e hoje admite mesmo que "já sei muito sobre canários", revelando que o "rei do canto" é o Vermelho Intenso e o "mais vendável" o Mosaico Vermelho. Um dos "truques" que nos revelou para os canários de uma fêmea nascerem todos no mesmo dia consiste em colocar um ovo falso no ninho com a finalidade de "serem todos chocados ao mesmo tempo".

A vontade de querer mostrar a beleza dos seus canários levou José Maria Maurício a fazer-se sócio da Associação Ornitófila do Reguengo, sendo que para o ano, e pela primeira vez, vai participar em concursos no Distrito de Portalegre.

Confessando que se tivesse uma garagem grande aumentaria em muito o número de canários, José Maria Maurício salienta que a criação de canários depende de "muitas horas de dedicação". Os fins-de-semana dedica-os aos seus canários, chegando mesmo a esquecer-se das horas que passa junto deles. "É um trabalho complicado e perde-se muita criação se a gente não andar em cima dos canários", diz José Maria Maurício, sublinhando que todos os seus pássaros "têm muita saúde".

{alt}

{alt}

Revelando que o melhor remédio para a sobrevivência dos canários é a higiene, na medida em que "é necessário limpar e lavar muito bem as gaiolas para evitar que apanhem a doença da faca", mas também a música "para não se sentirem sozinhos", o criador declara que cada canário pode viver durante seis anos, mas isto "se não apanhar correntes de ar". Dos cerca de cem canários que tem, José Maria Maurício confessa que deixa os machos fazer criação até aos três anos de idade, porque "depois ficam muito velhos", sendo que nessa altura oferece os animais aos seus amigos, na medida em que "a beleza mantém-se". As despesas com os canários fazem sentir-se no bolso. Por mês, José Maria Maurício gasta mais de 70 euros, sendo que na altura da criação o valor "aumenta muito", porque "tenho que comprar os ovos e a papa para alimentar as fêmeas que passam muito tempo no ninho", realça.

Admitindo que os canários são a sua paixão, José Maria Maurício admite que pretende continuar a fazer criações, até porque "é algo que eu já faço desde os meus 17 anos".

Catarina Lopes
Registado

{alt}
2009 - 1º, 2º e 3º Individual e Colectivo no Internacional COM Barcelos; 2º e 3º Individual em Esmoriz; 90pts no Mundial
2008 - 3º Classificado Individual em Antuã e Esmoriz
ruy lopes
Membro Tuga
*

Localidade: Amora-Seixal - Ponte de Sor
Last Login:30 Jul 2010, 23:38:36

« Responder #1 em: 09 Abr 2008, 14:19:14 »

boa tarde a todos
este foi um dos senhores que me fez continuar a gostar da canaricultura, mesmo a minha vida proficional nao dando para isso.
e um exemplo para todos nôs
um abraço

ruy lopes
Registado

ruy lopes
lagarto
Membro Tuga
*

Localidade: Ayamonte
Last Login:Ontem às 16:41:05
Prémios:
1º Concurso de Ninhos6º Concurso: Fotos de criação

« Responder #2 em: 10 Abr 2008, 22:49:36 »

Realmente é uma boa reportagem ,e eu ´não acredito que alguem crie sem gostar de canarios ,tipo (negocio só ) porque limpar gaiolas ,mudar águas e tudo o resto que vosses sabem ,tem de se gostar mesmo porque senão ....
Abraço
Registado

Filipe
EW-058 
                                         http://filipelagarto.blogspot.com/

{alt}
[img]http://
Cristina
Membro Tuga
*

Localidade: Coimbra
Last Login:03 Jul 2009, 16:32:56

« Responder #3 em: 10 Abr 2008, 23:09:52 »

Concordo com tudo o que o Lagarto disse.

Eu passo horas ao pé dos meus canários, ligo a aparelhagem e, vou para ao pé deles apreciá-los e, ler ou fazer palavras cruzadas.
Posso garantir-vos de que é o melhor remédio que encontrei até hoje para aliviar o stress e relaxar.
É bom demais. Só mesmo quem gosta muito de canários como eu é que sabe o quanto este hobby é muito bom.

Gostei muito desta entrevista. Parabéns.
Registado

Cumprimentos.

Cristina

"Loucura":
É quando duas pessoas falam a mesma língua e não se entendem.
Bruno Andrade
Membro Tuga
*

Localidade: Almada
Last Login:26 Jul 2010, 15:06:15

« Responder #4 em: 11 Abr 2008, 16:58:23 »

Tambem gostei da entrevista ,só nao tou de acordo com o senhor quando afirma que o rei do canto é o "vermelho intenso" ,ainda mais tendo ele timbrados e malinois eheheh... se calhar ele prefere esse canto,mas os canários de cor "desafinam" muito Tongue
Registado

Cumprimentos:
Bruno Andrade - Stam FPO - CA21

http://timbradosbrunoandrade.blogspot.com/
LeandroAlexandre
Membro Tuga
*

Localidade: resende
Last Login:29 Jul 2010, 21:24:04

« Responder #5 em: 15 Abr 2008, 21:15:13 »

Boas
é muito bom saber que a pessoas assim
que dão muito carinho eu faço o mesmo
Registado

Eduardo Fernandes
Membro Tuga
*

Localidade: Loures
Last Login:21 Jul 2010, 20:00:04

« Responder #6 em: 27 Jun 2009, 01:19:40 »

Gostei muito da entrevista Palmas
 Estou de acordo, que para fazer criação com vários casais é preciso mesmo gostar Sim ,sem dúvida Sim
Mas há um ditado que diz: "quem corre por gosto não cansa"
 Comigo o que me acontece é a vida não me permitir fazer determinadas coisas...mas é assim Não satisfeito
Vou renando e curtindo como posso Sim
Adoro a minha passarada Brinde
Registado

Cumprimentos
Eduardo Fernandes
Stam: CR 77
Branco
Membro Tuga
*

Localidade: Venda do Pinheiro
Last Login:08 Nov 2009, 11:40:42

« Responder #7 em: 01 Jul 2009, 14:40:53 »

Eu adorei a entrevista eu estava com medo de que depois de comprar as aves teria de gastar muito dinheiro, mas ele com 100 só gasta 70, acho que é um preço que se supera perfeitamente...
Registado

Cumps Branco - Bicigal Racing Team
proxima prova: 30/08
Viseu
Taça de portugal de DHU
Wink
ArmandoBarbosa
Membro Tuga
*

Localidade: Póvoa de Varzim
Last Login:21 Jul 2010, 22:13:46

« Responder #8 em: 14 Jul 2009, 14:07:11 »

Concordo c o Sr Bruno Andrade. É verdade que os vermelhos intensos cantam muito, mas quantidade nao significa qualidade. Basta ter em conta q eles se encontram em canarios de cor e nao de canto. Eu crio Harz e a diferença é enorme.

Mas coisa é certa este senhor é apaixonado pelo que faz e tem de estar de parabens por isso.

Cumps
Registado

Lutando pelo respeito e pela conservação da avifauna...
Sócio nº 039 do CPCC  STAM CY36

{alt}
eduardo_garcia
Membro Tuga
*

Localidade: Sangalhos
Last Login:Hoje às 01:23:15

« Responder #9 em: 14 Jul 2009, 17:50:41 »

Boa tarde;
Sem duvida nenhuma que o gosto pelos canários é mais forte que tudo o resto...mas para que em tudo dê certo tem que haver gosto pelas coisas e vontade de fazer...não basta só pensar,sonhar,etc.... Sim Sim
Registado

Eduardo Garcia
   Criador de Canários de Côr
Campeão Internacional(Barcelos 2009) 
Negro Onix Amarelo Mosaico
Castanho Onix Amarelo Nevado/Mosaico/Intenso
Ágata Onix Amarelo Mosaico/Nevado/Intenso

Visitem:
http://www.moranguitoedu.blogspot.com/[
Tags:
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Enviar este tópico  |  Imprimir