Boa Noite a todos
O que me dizem desta ave? Bela mutação, não…?
É certo que muitos de vocês já conhecem esta foto e esta mutação.
Pelo que li e os olhos não mentem, isto é uma mutação entre um lipocromo amarelo intenso com um lipocromo vermelho mosaico.
Gostava de saber opiniões, dicas, se já fizeram alguma experiência e qual o resultado?Qual o macho (amarelo ou vermelho) a usar?
Vou tentar no próximo ano acasalar estas duas aves a ver o que da. Irá dar resultado ou é mais difícil do que parece?
Cumprimentos
Pedro
Olá,
Não é mutação nenhuma, isso já foi debatido neste tópico … http://www.canariculturatuga.com/forum/index.php?topic=4468.0
E a sua resposta esta aqui…
Caros amigos
Peço desculpa por ter entrado neste tópico mas depois de reflectir e como juiz de canários de cor tenho que comentar o seguinte:
-Este canário que é apresentado trata-se de uma manipulação feita pelo criador que por sinal esteve na Itália nomeadamente em Cesena onde foi questionado sobre o dito canário (estavam lá diversos juízes de diversas nacionalidades) e ele comentou como procedeu e qual a intenção.Como devem calcular não vou dizer o nome do criador brasileiro.
-Como sabem e para esclarecer esta manipulação o canário amarelo(intenso )o lipocromo abrange a totalidade das penas.
-Quanto mais a cor se aproximar do dourado mais assimila o corante artificial o que isto significa que se o criador administrar carofil red ou outro corante a ave tem uma maior intensidade de cor e de amarela passa a vermelha.
-Isto para dizer que as duas cores que se manifestam na dita ave manipulada o amarelo e o vermelho são incompativeis e muito mais quando se trate do factor mosaico(a ave apresenta esse factor) visto que as zonas de eleição(cabeça-remiges e rabadilha)assimilam o vermelho.
Para não alongar muito este assunto termino desta forma:
1-a manipulação foi feita após a muda da pena com uma técnica e um verdadeiro profissional fazendo inveja a muitos cabeleireiros.
A manipulação:após a muda arrancam-se as penas das zonas de eleição(esta técnica não é para todos mas no nosso pais já há quem tenha essa pericia) e posteriormente administra-se o corante e temos a grande mutação.
2-Estas situações deviam ser punidas severamente pois levam à desconfiança dos criadores principalmente os que estão iniciando este maravilhoso passatempo desportivo,dar esta cobertura estamos a contribuir para a mentira e prestamos um mau serviço a Ornitologia.
3-Como é meu apanágio de não me calar e enfrento as consequências em virtude da minha posição de Juiz mas luto e lutarei sempre pela verdade desportiva.
4-Não vou colocar o nome do criador do pais irmão mas posso afirmar que é de Campinas -S.Paulo-Brasil
Desculpem este meu comentário mas não podia de deixar de denunciar esta falsa mutação genética de manipulação perfeite feita pelo ser humano.
Cumprimentos
–
é simples ele pegou num canario jovem amarelo retiroulhe as penas das zonas especificas de um mosaico e deulhe a comer clorante vermelho as penas que naxeram dessas zonas onde foram arrancadas nacheram vermelhas e tau deu esse resultado foi uma manipulador tenho amigos que fazem isso nos mosaicos para o vermelho vir mais forte o principio deve ser o mesmo
Obrigado pelo esclarecimento, não conhecia esse tópico andei a procura mas nao encontrei nada a falar.
Mas mesmo assim gostava de saber se ja experimentaram acasalar essas duas aves a ver o que da?
Alguem ja fez a experiencia para tirar as teimas?
É claro que se juntar corante vermelho estragamos o amarelo, mas se não dermos corante o vermelho fica la na mesma, ao juntar o amarelo com vermelho mosaico os filhos irão ganhar o factor vermelho e com mosaico ou estou enganado!
Cumps
Pedro