Boa noite,
Estou a fazer criação de canários pela primeira vez, comecei este ano com dois casais de canários Lizard (2012), todos a primeira vez a criar, um deles sem problemas, criam bem sem stress. O outro casal tenho alguns problemas, ela é intenso e ele é nevado. Na primeira postura não estive atento e não retirei os ovos e então nasceram com diferença de 1 dia, 3 pássaros mas os mesmos morreram com 1 a 2 semana, não consegui identificar a causa da morte. A fêmea começou a ficar sem penas na cabeça e ainda está, pensei que fosse o macho e separei-os após 2ª postura onde nascem 3 crias, nos 2 primeiros dias vi que estavam a expulsar um dos pequenos do ninho e por duas vezes o coloquei dentro do ninho. Morreu um deles e ficaram dois com uma diferença de tamanho grande, pensei então juntar o macho, pois podia precisar de ajuda para os criar e como ela piava baixinho como se a chama-lo… asneira, no dia seguinte vi que os dois pequenos tinham a ponta da parte de cima do bico partida, separei novamente o macho, tentei alimentar à mão o mais pequeno, mas não se aguentou e morreu, ficando apenas 1 que já saiu do ninho e aparentemente bem alimentado, porque está a evoluir muito bem, mas tem a parte de cima do bico partida.
As minhas questões são:
Será possível evitar para a próxima criação, que isto não aconteça, ou seja, na escolha do casal?
Será que o bico do pequeno vai voltar a crescer, reconstituindo a ponta do bico que foi cortada, pelo pai?
Agradeço desde já a vossa ajuda, Muito Obrigado
Cumprimentos,
Marco Pinto
Boa tarde,
isto pode ser uma situação normal, mas não conheço as consequências que isto possa trazer, pelo que agradeço que alguém que tenha tido algum caso o relato de algo idêntico me possa ajudar, seguem as fotos do pequeno e da mãe, pois poderão entender melhor a minha preocupação.
Cumprimentos,
Marco
que cena marada marco!! fogo nunca vi tal coisa!! partiu?? ou nasceu assim??
Boas
é de lamentar tal situação. Pela experiência que tenho, que ñ é muita, os bicos das aves, são como as unhas, crescem. E como é o bico superior talvez seja melhor que o inferior porque o que já vi foram bicos com uma finissima pontinha na frente que aquilo depois acabava por partir e o canário ia à vidinha dele. Daí usarmos osso de choco. Mas esta situação é muito dramática. A primeira coisa que me passou pela cabeça, é como vai o bicho descascar as sementes quando a mãe deixá-lo de alimetar, será você?! Enfim aguarde por outras opiniões espero que o bicho se safe.
Boas…
É de lamentar de facto mas agora é manter a calma que o bico crescerá…entretanto convém manter a fêmea o mais tempo possível com a cria (deverá mesmo terminar por aqui a época de criação este ano).
Ao mesmo tempo e assim que a cria começar a ficar curiosa por debicar/provar alguma coisa, fazer com que tenha sempre ao dispôr, pelo menos nesta fase, algo macio como papa, eventualmente também um pedaço de macã (madura).
Espero ter ajudado…felicidades para essa cria
Boa tarde,
Obrigado pelos vossos comentários e ideias!!
Os canários nasceram saudáveis e normais. Mas este casal não deu resultado, para o Ano não voltam a criar. Pois o canário andava a “maltratar” a fêmea e separeis… a fêmea estava com 2 crias, mas como piava baixinho como a chamar o macho, voltei a junta-lo… no dia seguinte estavam as duas crias exatamente iguais, com a ponta do bico superior partido, voltei a separa-los a fêmea então apenas alimentava um deles que é este o outro acabou por morrer…
Vamos ver como evolui a situação… vou postando mais informações.
Cumprimentos,
Marco
Boa Noite,
Caso exista alguém que já tenha passado por alguma situação idêntica, agradeço que me digam qual a melhor coisa a fazer?
Neste momento se o pequeno canário, tivesse num estado “normal” já estaria na voadeira com os restantes pássaros deste ano, mas assim continua ao junto da mãe e ela ainda o alimenta, nunca o vi comer nada sozinho, forneço fruta e diariamente uma papa que faço com o C15 e vitamina de ovo, forneço grite e osso de choco, talvez passe a dar casca de ovo de galinha moído, pode ser que ajude, visto o bico superior continuar sem crescer.
Agradeço a vossa opinião seja ela qual for, mas a minha ideia é continuar a tentar manter esta ave com a melhor qualidade possível, mas com certeza irá estar sempre em desvantagem em relação aos restantes.
Cumprimentos,
Marco
Bem,
encontrei esta informação no forum Brasileiro, num caso idêntico:
http://www.clubedascalopsitas.com.br/forum/index.php?/topic/7645-canario-com-bico-quebrado/page-4
Bem vamos ver como corre, no caso do meu ele ainda não aprendeu a comer!!
Cumprimentos.
Marco
Bom dia Marco…
Penso que uma boa ideia seria colocar alimento (papa e sementes) nos comedouros de uma forma a que levasse a cria a abocanha-los com facilidade.
Haverá concerteza maior desperdício mas tente colocar maior quantidade do que é costume, fazendo com que ela possa colocar o totalmente o bico dentro do comedouro e assim facilitar-lhe o acesso.
Penso que isso permitirá não só despertar o interesse bem como o apetite, fazendo com que a aprendizagem de associar os processos, pelo menos nesta fase, seja mais rápido.
Espero ter ajudado para que essa cria ultrapasse essa dificuldade actual e se possa desenvolver de uma forma perfeitamente normal.
Boa Noite Pedro,
Obrigado pela dica, e realmente parece-me razoável!! O que tenho estado a fazer é desfazer em água granulado NUTRIBIRD C15 e junto papa Orlux semi húmida Gold patee e duas gotas de vinagre cidra (tentar evitar oxidação da mistela).
Já o vi de volta de um pouco de maça, mas não conseguiu com muito sucesso… mas na papa que lhe estou a dar todos os dias e à mãe, ele está a comer e bem sozinho, acho que cresceu bastante nesta ultima semana… bebe bastante água, sabe tomar banho… voa bastante e é esgio, acho que se safa!!!
Vou mantendo mais atualizações… mas possivelmente se a situação se mantiver assim vai para a voadeira junto dos outros para a semana.
Mais uma vez Obrigado a todos!!!
Cumprimentos,
Marco
Boa tarde,
em muitos casos que são expostos nos forum, ficamos muitas vezes sem saber “o final”. Agora que começou a época da muda, fica aqui o registo deste canário. O mesmo está na voadeira com as restantes crias deste ano e está a safar-se muito bem apesar de ser mais pequeno que os restantes e o bico superior não ter reconstruir ou crescido, sobrevive e alimenta-se pois energia não lhe falta.
Obrigado a todos pelo apoio, e aqui fica o registo de um caso que apesar de raro poderá servir de apoio a outros, pois tive muita dificuldade em encontrar algo semelhante.
Cumprimentos,
Marco
Mto bom.. esta de parabens esse!!
Cumps