Saudações ornitológicas !
Deixo aqui este excelente texto sobre o canário Gloster.
Alguns problemas que podem ocorrer aos criadores de canários Gloster:
Critérios de linhas selectivas
No que diz respeito aos acasalamentos devemos seguir o tradicional acasalamento consorte X corona ou vice-versa.
É esta forma de podermos obter os bons canários coronas para alcançarmos prémios em exposições ou boas classificações.
Problema dos quistos
Não devemos jamais acasalar dois canários de “plumagem longa”mas seguir o cruzamento de pena curta e dura com outro de plumagem longa e flexível.
Seguindo este sistema por norma raramente temos problemas de quistos “lumps” mas o criador tem como tomar atenção à plumagem dos progenitores ou dos canários de maior idade, na altura da renovação das penas (Muda)
Os acasalamentos com os intensos,só devem ser praticados em circunstâncias excepcionais, pois prejudicam a forma, e sobretudo a qualidade da cabeça.
Factores que melhoram a plumagem e prejudicam a FORMA
Os Glosters Cinamom (castanhos) devem merecer da nossa parte muita atenção, pois este factor melhora indiscutivelmente a plumagem, mas prejudica a forma, pois como é um factor hereditário “ligado ao sexo” o criador arrisca em duas épocas inquinar meio plantel.
Esta situação não acontece tanto com as fêmeas, pois o criador pode controlar, o que não acontece com os machos que são portadores dessa cor.
Quanto aos de cor verde e os mesclados, desde que bem orientados e utilizados preservam o tipo e a plumagem.
Esta linha selectiva se é baseada nestes canários devemos de tempos em tempos,introduzir um factor intensivo.
Posso afirmar categoricamente que a maioria dos Glosters campeões vem de acasalamentos nevado x nevado quando são praticados com mestria pelo criador devendo para o efeito conhecer bem a estrutura das penas dos progenitores.
Ter em atenção que o termo schimel não coincide exactamente com o termo nevado ou brinato.
Nos verdes a diferença do termo intensivo semi-intenso e nevado,é muito fácil de distinguir tendo em conta a pigmentação das penas, através da sua luminosidade ,comprimento e flexibilidade da plumagem.
Esta norma aplica-se à orientação por parte do criador na escolha dos casais.
Todos os sistemas são bons quando obtemos bons resultados
Esta opinião é fruto de experiências pessoais,ao longo dos tempos de criação de canários, mas como digo,cada criador tem as suas ideias e é nossa obrigação respeitar os seus métodos,desde que eles satisfaçam as suas exigências.
O outro grande problema é sem dúvida o tamanho.
O lado negativo do factor cinamon ou castanho
Não favorece o tipo pois tornam os nossos Gloster maiores,apresentando a plumagem mole mais volumosa.
A cor castanho todavia apresenta um lado positivo,aparecem plumagens mais sedosas, e com brilho o que torna o canário mais volumoso (redondo) mas mais comprido.
Os acasalamentos contínuos desta cor (castanho x castanho)não obtemos bons resultados, provocam o alongamento da plumagem e daí a penalização mas exposições.
Conselhos a seguir
1-Evitar o acasalamento de Castanho x castanho em virtude de a sua descendência vai perdendo o tipo e a forma.
2-Conservar na criação o macho castanho com a finalidade de obter fêmeas castanhas,mescladas de bom tipo(forma e tamanho)
Nota:a cor castanha é ligada ao sexo.
3-Produzir aves lipocrómicas (olhos à nascença avermelhados)fáceis de reconhecer,pois os castanhos puros não possuem qualquer gene exterior .
4-Ter sempre presente um canário verde portador desse factor pois melhora o tipo e plumagem e diminui o tamanho.
5-Quando acasalamos canários castanhos,devem ser o mais típicos possíveis, patas curtas, e uma bela cabeça.
Esta última exigência obriga o criador a eliminar um grande número de aves que estejam fora do standard
Cada variedade tem virtudes e defeitos
Os canários castanhos são belos,mas apresentam defeitos como qualquer outra série seja ela verde ou branca.
O intenso é pequeno o nevado é maior isto significa que cada variedade tem as suas características próprias, devido à acção do seu factor que porta o seu património genético.
Como o factor castanho e recessivo e ligado ao sexo,os acasalamentos possíveis ou melhor aconselháveis:
1-Macho normal x Fêmea castanha
50% de machos normais portadores de castanho
50% de fêmeas normais
2-Macho castanho X Fêmea normal
50% macho normal portador de castanho
50% de Fêmeas castanhas
3-Macho normal portador de castanho X Fêmea normal
25% de machos normais
25% de machos normais portadores de castanho
25% de Fêmeas normais
25% de Fêmeas castanhas
4-Macho normal portador de castanho X Fêmea castanha
25% de Machos castanhos
25% de Machos normais portadores de castanho
25% de Fêmeas castanhas
25% de Fêmeas normais
5- Macho castanho X Fêmea castanha
50% de Machos castanhos
50% de Fêmeas castanhas
Um dos maiores problemas que afecta os amantes da criação de Gloster tornando-se um verdadeiro tormento é sem dúvida conseguir manter o tamanho, dentro do possível próximo do standard exigido (curto e arredondado)pois a forma da coroa é influenciada pelo tamanho e pela qualidade da plumagem, esta característica determina a qualidade da coroa, a forma.
A regularidade e a aderência das penas, são pois consequências directas da proporção e forma circular da cabeça e testa.
O factor da coroa a hereditário dominante razão pela qual o acasalamento CORONA X CONSORT
è realmente um canário de alguma facilidade de criar, no que diz respeito ao número de aves por casal.Mas podem ter a certeza que o Gloster é sem dúvida dos mais difíceis no que respeita à sua qualidade .
Cumprimentos
Carlos Lima
Juiz OMJ cor e porte
Boas, é sempre bom ler textos mas melhor ainda é saber perceber o que se está a ler, neste texto que me pareceu bom houve coisas que gostaria de entender e se possivel se alguém me responder em alguns casos seria melhor com a ajuda de uma foto exemplo, a seguir o que eu preciso de esclarecimento para estes termos:
-plumagem longa
-pena curta e dura
-longa e flexível
-termo schimel
-brinato
-Castanho x castanho (gostaria de ver uma imagem de um canario dessa cor para reconhecimento futuro).
Caro amigo
Sobre a matéria que pergunta ainda não respondi,pois aguardo que os criadores desta raça que frequentam este espaço digam alguma coisa.
Penso que este Forum tem a finalidade de trocarmos impressões e se possivel ajudar aqueles que estão em dificuldades,que é o caso em que está em debate.
Por vezes perdemos a vontade de participar pois existem pessoas que falam e nada esclarecem,contrariando a finalidade para que o forum foi criado.
Cumprimentos
boa tarde caros amigos
excelente topico principalmente para quem se inicia na criação de canarios glosters,aproveito tambem para deixar osparabens ao sr carlos lima pela disponibilidade em poder disponibilizar os seus conhecimentos quanto a essa raça e é com muito agrado que vejo a sua partcipação neste topico…
o que depreendo neste topico e que a introdução nos canelas tem de ser feita com alguma ponderação,o que muitas vezes acontece principalmente nos iniciantes e optar por mutações mais bonitas o que não quer dizer que seja feito em qualidade,poderão reparar no tipo de glosters que os criadores mais experientes tem quando muito outras mutações não ultrapassam os 10 % do plantel isso e sintomatico,ou seja isto e apenas a minha opinião baseada ainda um pouco na minha inexperiencia que o primeiro objectivo sera introduzir a forma e porte no plantel e isso nos conseguimos atraves de glosters de cor verde nevado e o uso de canelas e inclusive de intensivos terão de ser usados com alguma ponderação pois poderão prejudicar um pouco a forma …
não sei se os caros amigos partilham da mesma opinião,mas e um facto que constatei ate mesmo alguns criadores com muita experiencia e provas dadas basicamente so tinahm a cor verde introduzida no seu plantel…
Caro amigo Bom dia
O Gloster é um canário de grande beleza quando está de acordo com o seu standard,para isso o criador deve seguir todas as normas do mesmo.
Como sabe as principais rúbricas são:
Tamanho
Poupa ou cabeça
Corpo
Plumagem
São este conjunto de normas que definem um futuro campeão,muito embora as restantes terem a sua importância.
O Gloster deve ser visto pelo acima referenciado e não pelas cores muito embora umas sejam mais atractivas do que outras.E como tal vendem-se melhor .
Cumprimentos
Amigo Ricardo
Sobre o que solicitou estou a preparar a resposta só que não tem sido possivel pois ando pelo estrangeiro a classificar.
Só depois de vir da Itália (Exposição do Adriatico) onde vou estar dias 14 a 16 deste mês.
Cumprimentos