×

A Coccidiose

Dra Angélica Sharon
Médica Veterinária Homeopata Especializada em Aves
Revista SOSM 2006

A Coccidiose é uma doença mundialmente distribuída em aves ornamentais( canários, periquitos…) e aves silvestres criados em cativeiro . É um protozoário parasita do gęnero Eimeria, multiplica-se no trato intestinal.
Causa danos teciduais, com sintomas de anorexia, peito seco, reduçăo da absorçăo de nutrientes, desidrataçăo, perda sanguínea e aumento da suscetibilidade a outras doenças.

SINTOMAS DE COCCIDIOSE

Irăo depender do tipo de coccídia e sua localizaçăo no intestino das aves, apresentando maior ou menor grau de intensidade e dano tecidual.

Coccidiose duodenal (Intestino Delgado) – emagrecimento, caquexia (peito seco), despigmentaçăo da pele (canários de cor que năo pigmentam adequadamente) e a recuperaçăo é lenta (canários refugo).

Coccidiose no Intestino Grosso e Reto – diarréia mucosa até hemorrágica (castanha), mortalidade em torno de 10% em frangos (em canários năo se tem porcentagem conhecida, podendo ser maior que em frangos).

Coccidiose Cecal – a presença de coccidiose nesta porçăo do intestino é demonstrado pelos sintomas graves. Em geral as aves apresentam depressăo (sono, passam o dia dormindo), manifestam dor abdominal (respiraçăo acelerada muitas vezes confundida com problemas respiratórios). A ave apresenta-se arrepiada, asas caídas, dorso encurvado, olhos semicerrados e extrema palidez. A diarréia é castanha (hemorrágica).

Sintomas gerais – fezes pastosas ou com muco, diarréia desde amarela até com estrias de sangue ou preta (sangue digerido), alimento mal digerido, aumento excessivo de apetite, fęmeas suadas no ninho, pela umidade das fezes dos filhotes com diarréia, ninhos úmidos, cloaca suja, problemas de pele e muda. Os primeiros sintomas aparecem no quarto dia após a infecçăo, quando a segunda geraçăo de esquizontes liberam Merozoítos, ocasionando ruptura do tecido.

LESŐES
Em aves necropsiadas, retira-se o tubo digestivo e observa-se macroscopicamente a mucosa externa e interna. Para cada oocisto que é eliminado nas fezes corresponde a uma célula intestinal morta. Temos lesőes intestinais catarrais, hemorrágicas, necróticas em várias porçőes do intestino e em diferentes profundidades na parede intestinal.

DIAGNÓSTICO

A coccidiose dificilmente é eliminada do plantel, porém os surtos săo comuns quando as aves năo foram submetidas a um planejamento preventivo antes de entrar na reproduçăo, através de exames de fezes para diagnóstico e controle dos efeitos dos tratamentos (Coccidiostáticos ou Coccidicidas) e imunizaçőes (CH-COX/Silvestres e Exóticos prevençăo). Săo comuns surtos após empréstimos de reprodutores, retornos de campeonatos, feiras, aves recém adquiridas ou mudanças bruscas de temperatura.

PROGNÓSTICO

Nas formas agudas o prognóstico é sempre desfavorável pelo grande número de mortes de aves e recuperaçăo lenta dos doentes.

Nas formas subclínicas (presença de oocistos nas fezes sem sintomas) e crônicas o prognóstico e reservado a bom, porém com prejuízos na reproduçăo com grande número de ovos brancos, fęmeas năo reproduzindo, filhotes fracos e mortalidade.

PREVENÇĂO E CONTROLE

Como havíamos falado os oocisto de coccídias săo extremamente resistentes no meio ambiente. Poderemos minimizar os riscos de surtos adotando várias medidas preventivas, tais como:

Manejo – higiene de gaiolas, comedouros e bebedouros, poleiros, remoçăo sistemática da matéria orgânica (fezes). Uso de desinfetantes, năo para coccídias, mas para agentes bacterianos oportunistas. Para oocistos somente vassouro de fogo.

Nutriçăo – é comprovado que aves com problemas nutricionais adquirem facilmente doenças. Principalmente farinhadas baratas, por que possuem suplemento protéico, vitamínico e minerais pobres, predispondo os canários a surtos de coccidiose e outras doenças. Deficięncia de vitaminas A, B e falta ou mesmo excesso de proteínas săo fatores nutricionais preocupantes.

Reduçăo do estresse – é um tema que daria uma outra matéria, por se tratar de algo complexo. Resumidamente alguns fatores estressante: barulhos, pessoas estranhas, luzes ŕ noite no canaril, căes e gatos, mesmos os de casa, mosquitos, piolhos, principalmente qualquer situaçăo que saia da rotina dos canários e que mantenham as aves em constante alerta. O estresse medicamentoso também existe, principalmente o uso, mesmo uma única vez, de pomadas com corticóide (quadriderme), colírio Garasone, ácidos externos) Dolemil) e antibióticos fortes e contínuos. Manter o mínimo de estresse e colonizar a flora intestinal com bactérias benéficas (Probióticos), reduzir micotoxinas nas sementes, farinhadas (Aflatox) e farinhadas de qualidade reduzem os surtos de doença e quando houverem, săo fáceis de controlar sem muitos óbitos. Quem já năo passou pela experięncia de perder aquela ave que tinha futuro promissor em campeonatos ou mesmo como reprodutor. O velho e bom ditado prevenir é melhor que remediar deve estar em nossas mentes quando criamos pássaros de qualidade.

TRATAMENTOS

Geralmente a base de coccidiostáticos (agem no desenvolvimento do parasita) ou coccidicida )matam o agente), porém esses tratamentos devem ser acompanhados com exames de fezes antes e depois da medicaçăo, para analisarmos sua eficácia. Podemos acompanhar o plantel com medicaçăo de suporte (soro, fontes nutritivas), além do tratamento homeopático. Qualquer tratamento que se adote deve ser acompanhado com exames de fezes (rápidos e baratos) periódicos pelo menos a cada 6 meses.

Sulfas – coccidicida/coccidiostático, a dosagem deve ser cuidadosa e năo pro muito tempo, por serem muito tóxicas, podendo provocar síndrome hemorrágica, diminuiçăo na reproduçăo de ovos, lesőes renais e hepáticas e finalmente azoospermia nos machos (ausęncia de espermatozóide no esperma).

Amprólio – cocidicida/coccidiostático, causa hipovitaminose.

Clopidol – coccidiostático, pouco tóxico, controlam seu desenvolvimento, é medicamento de escolha para gerar imunidade futura, podendo ser associado ao CH-COX/Prevençăo.

CH-COX/Prevençăo – complexos homeopáticos agregados a farinhadas, podendo ser usado o ano todo, minimizando situaçőes de estresse, prevenindo surtos de coccidiose, verminose, enterites inespecíficas e problemas respiratórios que aparecem com mudanças de tempo brusco. Aumenta a imunidade específica para parasitas intestinais e piolhos. Năo tem contra indicaçăo, podendo ser usado durante a reproduçăo, sem acarretar problemas reprodutivo, inclusive aumentando a imunidade dos reprodutores, que gerarăo filhotes fortes e saudáveis.

RECOMENDAÇĂO DA AUTORA EM CASO DE AVES DOENTES:

Separar as aves doentes e administrar diariamente maçă, farinhada sem acrescentar ovo por que a ave está com a digestăo lenta o ovo é muito “pesado” utilizar farinhada que tenha ovo liofilizada-Farinatta Bianco), soro na água (Hidrafort), Nalyt 100plus mais CH-COX/PLUS. Lembrem-se a cura é lenta, muitos năo resistem, por isso prevenir com Nalyt Fases e CH-COX/Prevençăo é o ideal.

 

Boa informação, já agora informo que existe um produto chamado, “ORNIS COCCIDEX “, para tratamento e prevenção da doença.

 

Excelente artigo, muito bom mesmo!

 

Floyd, esse produto é da marca EX ?

Cumprimentos

 

Sim Nuno, é da EX, é um produto indicado para pombos.

 

esb3 30% muito bom tambem,é o k uso como tratamento e preventivo,vejam na net……………………….

 

vou repetir mais uma vez não uso nada e não tenho problemas de coccidioses tudo vai da limpeza e da comida das aves quanto a mim a alimentação tem influencia na coccidiose.

 

Boa noite;
Eu também não uso qualquer preventivo a não ser o que muitos dão..mistura,grite,papa,semola,germinado,etc,etc e nunca tive problemas de maior..
Boas criações!;)

 

Ola a todos, este topico parece-me bastante interessante, ainda mais na fase que vamos começar a atravessar , a preparação dos reprodutores.

Como é sabido nunca dei nenhum medicamento preventivo, e nunca tive problemas nem na criação nem na muda, tambem tenho os canarios numa marquise, ou seja, estão menos expostes a bacterias,mosquitos,etc etc.

Mas apartir do momento em que temos aves de maior qualidade,valor…e queremos sempre mais um pouco, as preocupações tambem tendem a ser maiores. Já me falaram nesse produto acima – o ORNIS COCCIDEX, e gostava de saber se é um preventivo, se não é muito forte para o organismo das aves…e já agora se é metodo de uso é simples e qual é?

 

ola a todos,
tambem gostava de referir q o chá de salgueiro é um optimo preventivo e curativo da Coccidiose, salmonelas e outras bactérias e vermes.
apesar de ser um produto natural.

Um abraço

 

Boa noite sr. Marilio Goncalves!
Ha quanto tempo ja usa o referido cha de salgueiro para a prevencao da coccidiose?? E notou diferenca nas suas aves desde que o comecou a usar?? Este é um tema interessante…o uso de produtos naturais para prevenir doencas nas aves, neste caso….um exemplo muito valioso para as aves de fauna europeia que geralmente tem muitos problemas com a coccidiose…e se se puder ajudar com produtos naturais na prevencao…..seria o melhor…
Obrigado, cumprimentos

 

Muito bom artigo meus parabens. Por vezes algo nos escapa fezes na agua ou na comida ou outra situação e a doença toma conta da nossa ave felizmente poucos mas é normal um ou outro.Por esse motivo tenho vindo a verificar que há mais atenção na columbofilia nesses aspectos de parasitas internos e externos. Reparo tambem que são produtos com mais amplas gamas e aplicações que para os pássaros. Gostava do vosso comentario a este respeito.

 

boas amigo xilgaro,
começei a dar a coisa de um ano, na altura não sabia se as minhas aves estavam ou não infectadas, tenho um primo q tem pombos e acoselhou-me a usar chá de salgueiro na preparação dos reprodutores e na muda.
mas pode-se dar durante o ano inteiro, eu custumo dar uma vez por mes, na seguinte maneira 1colher de sopa de cha de salgueiro para para 1 litro de agua. o certo é q deixei de ver as aves emboladas principalmente as de fauna europeia e nos canarios deixei de ver fezes liquidas e estão de optima forma.

Um abraço.

 

Baycox   ESB3,30%
A REGRA DE OURO É: SEGUIR ESCRUPULOSAMENTE AS INDICAÇÕES DO FOLHETO.
Dependendo do Baycox que se está a usar (existem concentrações diferentes creio que 2,5% e 5%) creio que o tratamento é 1ml/litro 2 dias.Este medicamento apenas deve ser dado como curativo (se bem que o mesmo se aplica aos outros medicamentos)O que deve ficar claro é que o Baycox não é um coccidiostáticos (que age no desenvolvimento do parasita) mas sim um coccidicida (que mata o parasita e muito mais pela mesma ocasião)
Já o ESB3 30% é, esse sim, um coccidiostático. Não me recordo da posologia mas creio que era 3 dias, 2 dias de água limpa, e mais 2 dias de tratamento (mas nada melhor do que ler o folheto…)Neste momento creio que nenhum dos 2 é comercializado de forma legal em Portugal (para alé do Baycox que ainda tenho, tenho vindo a usar o COXI PLUS da Oropharma, esse sim deve ser dado 5 a 7 dias seguidos).
O tratamento “preventivo” deve ser evitado ao máximo e dado o mais espaçadamente possível (e lembre-se, não é uma vacina nem pode actuar como tal apesar de na prática termos esperanças que assim seja). Se não forem cumpridas certas regras pode acabar um tratamento e passados poucos dias já ter novamente problemas. Isto podem dizer-lhe o que quiserem, acontece a todos em algum momento.

Só a experiência lhe dirá aproximadamente quando intervir. Já ouvi de tudo, no pior dos casos 1 tratamento por mês, no melhor dos casos 2 ou 3 por ano. Cada um deve agir em função das suas aves.
Há muitos criadores que se gabam de “não perder aves” de “nunca terem tido coccidiose nos seus viveiros”. Até pode ser verdade mas creio que tal proeza só é conseguida à base de muita medicação e talvez de um esquema de tratamentos em que se contam nos dedos de uma mão as vezes que as aves bebem água pura durante o ano.

Apesar de esta opinião não ser consensual creio que é um erro crasso dar vitaminas do complexo B durante ou logo após os tratamentos contra a coccidiose na medida em que estas também são usadas pelos coccidios no seu desenvolvimento. As vitaminas que pode dar/deve dar são as K por causa das emorragias que as sulfamidas provocam.O problema é que, segundo me disseram, é proibida a comercialização de vitamina K (pura, sem ser integrada num complexo vitamínico) fora dos hospitais. Eu uso um complexo vitamínico para aves que só tem vit. A, E e K.
Os conhecimentos vão-se adquirindo ao longo do tempo, de muitas horas à frente do comXXXdor e a ler livros e revistas mas também como resultado de um enorme gosto pela biologia/zoologia e como consequência de ser filho de columbófilo. Apesar disso estou sempre a aprender.

Sites espanhois tem o “canaricultura de color” etc… brasileiros não conheço nenhum de referência, italianos tem alguns como o Associazione Ornitologica Europea, tem belgas como o Eurobird&co e algumas revistas.

Espero ter ajudado com este meu “testamento”.

Cumprimentos……..

QUERO AQUI DIZÊR QUE ESTE MAIL FOI-ME ENVIADO POR 1AMIGO QUE ESTÁ PARA OS CRIADORES DE FAUNA EUROPEIA COMO O C.RONALDO ESTÁ PARA OS MIÚDOS

Bem isto poderá incomodar algum pessoal mas fica ao critério de cada 1.
Falando em coccidiose e para aqueles que tem destes problemas e problemas de humidade nos fundos das gaiolas em viveiros de ar livre existe 1 arenito uma espécie de areia do laboratório NATURAL, relacionado com a columbofilia e que é 1 anti coccidiose.
ESPERO TÊR AJUDADO.
Cumps,Nuno Faria

 

Boa noie sr. Nuno Faria!
Onde consegue essas vitaminas que só contem vitamina A, E e K??
Obrigado, cumprimentos

 

Aqui esta o correcto simples e o mais prático, parabéns és cá dos meus.
Abraço

 

Bom dia!

O Sulfaprime da Zoopan tem indicações de que actua contra a Coccidiose. Alguém já usou?

 

Boas a Todos:
Amigo Rui Rocha
O sulfaprime é um medicamento tem uma substancia activa  Sulfas, que pode extrelizar os machos durante 22 dias.
Atênção não há bela se senão, têm que se ter muito cuidado, para quem tem machos mais difíceis de galar.
PS
Para ajudar prevenir a coccidioses dar vinagre de cidra 1 ou 2 vezes por semana – Misturar 1 colher de sopa, por 1 litro de água
Julgo que há outros produtos para o mesmo efeito sem Sulfas. Se tiver errado agradeço a correcção
Até Sempre
José Melo

 

Boas eu uso o sulfaprime e outros com sulfas e nunca tive problemas com os machos apesar de o sulfaprime ser fraco eu uso o coccimir que é especifico para a coccidiose atençao a coccidiose vive com os canarios e ajuda os ,agora se os niveis ficam elevados devido a qualquer problema por vezes basta haver mais humidade para desparar os niveis e ja se torna malefico quanto ao sulfaprime por vezes dou mesmo a meio da criaçao e os machos enchem na mesma nao esqueçer de dar vitaminas juntamente com os antibioticos ,o vinagre é bom mas nao atinge a coccidiose como se pensa atençao a isso ,espero ter ajudado

Nuno Vaz

 

Boa noite a todos!!!!!
Bem já vi todo o tipo de recomendações de medicação naturail ou com recurso a antibioticos para combater a coccidiose, e por falar deles, ainda não ouvi ninguem falar do SERIDONE, que têm a dizer sobre ele?

 

Ola a todos
Depois de tudo o que experimentei, os melhores resultados foi e continua a ser com esb3 30%, o pior e a dificuldade em arranjar, de momento tenho e ate poderei dispensar.
Faço um tratamento geral e os problemas desapareceram no canaril, claro que a higiene e um ponto muito importante, na troca de alimentos e agua.

 

sr. Maia, tambem consegui arranjar uma embalagem este ano.

Diga-me qual a quantidade que usa?

1g por litro de agua ?

cumps
Jorge Silva

 

Sr, Maia verifique a sua caixa de mensagens, penso estar cheia

abraço

 

A ideia era colocar aqui uma brochura que acho interessante, no entanto mesmo zipado o ficheiro tem 715KB como tal deixo aqui o link para fazerem o download.

 

jA DEVE TER ESPAÇO PODE ESCREVER

 

Boa tarde caros amigos

desculpem trazer este tema ja bastante antigo,no entanto e sempre atual e vale sempre a pena ler e comentar porventura….

글쓴이

abc@gmail.com