Um dos meus canários começou a ficar muito mal, um olho começou a inchar e não sabia o que fazer. Deitei soro fisiológico mas não podia fazer nada, agora passou para o outro olho e esse olho está uma desgraça mal o vejo.
Ele come bem e bebe bem, disseram-me que quando um canário está mal dos intestinos ou outro problema, os olhos incham para nos mostrar que ele está mal, é verdade ? Ou uma coisa é os olhos e outra os intestinos ?
Alguns dias atrás reparei nas penas do rabo tinha fezes muito moles pregadas nas penas, penso que deveria ter diarreia mas não tenho a certeza.
Estive a dar FP 20/20, hoje dei VITACHOK Total para dar um choque vitamínico porque já não sei o que fazer.
O veterinário diz que é um vírus e o melhor é matar, não quero fazer prefiro que morra por si só. Continua a comer bem e a beber também.
Pesquisei na internet e vi uma doença nos olhos que parecer ser o que ele tem mas não tenho a certeza e quero que vocês me digam.
A tal doença é a Tricomoniosis e vou mandar fotos do meu canário
Agora passa os dias no chão da gaiola, parece que doí uma patinha.
Em relação à diarreia parece que já passou.
Cumprimentos
Utilize esta pomada TERRICIL POMADA ( local de compra Farmacia ) ,1º coloca uma gota de soro fisiologico em cada olho em seguida coloca a pomada 3 x ao dia e isole essa ave das outras têm de haver melhoras em 48 horas se não houver vai ter de comprar um Antibiotico para colocar na agua que se for o caso depois lhe indico qual . Pode não ser trichomonas . em relação ao FP 20 nada resolve nesse problema da vista .
Já tenho a pomada que me falou e vou já aplicar como me disse.
Oxalá que passe o problema da pomada, mas continuo a ter talvez outro problema, não sei o que aconteceu, mas passa o dia agora no chão da gaiola e só vai para os poleiros para comer e beber, ou então quando finjo que quero agarra-lo para ele poder se exercitar, caso contrário só sai de lá para comer e beber.
Como ele come e bebe, quer dizer que não está muito grave, mas está a me preocupar essa questão e quando está no poleiro parece que mal toca com uma das patas nos poleiros que pode estar a magoar e não tenho a certeza porque não a vejo magoada.
Que devo de fazer ?
ola joão
oamigo filipe recomendou-te essa pomada pois suspeita de um problema fungico e que tambem acho que faz todo o sentido
so que esses fungos arrastam por vezes outros problemas dai se calhar a necessidade de um antibiotico posteriormente,se
vires entretanto que a ave se encontra fraca tu mesmo podes pegar nela fazes uma papa liquida como se fosse uma cria e da diretamente
podes forçar tu mesmo tambem ela a beber dando no bico vitaminas do complexo b para ver se a ave arrebita e se aguenta tambem
os tratamentos,pois a ave podera ja encontrar demasiado fraca então convem fazeres isso….
boa sorte joão…
Boas,
Se a ave em questão ainda for viva dele 1 comprimido desfeito num bebedouro de agua.
Flagyl compra na farmacia e da durante 3 dias, depois vitaminas quaiquer e a ave fica boa.
E evite incomodar a ave o mais possivel depois de-nos novidades.
Vou fazer tudo o que me disseram e darei notícias brevemente.
Obrigado e cumprimentos
Boa noite, João Gonçalves
Deram-te 2 tipos de medicamentos diferentes, não faças tudo ao mesmo tempo.
1º dás um com vitaminas e depois dás o outro seguido de vitaminas.
Espero ter ajudado.
Abraço, Francisco Gonçalves
João,boa noite.
pode fazer o que entender.
eu se estivesse no seu caso…
faria o seguinte:
Flagyl 1 comprimido por bebedouro durante 7 dias de preferência com agua mineral.
Gaiola colocada em local com pelo menos 35ºcalor.
mistura ligth com reforço de aveia descascada.
um abraço,
José Martins
Boa noite a todos, a pergunta que faço é se a ave quando a mexes para se exercitar (que não devias fazer) bate contra as coisas? Se está em cima do comedouro e abana parando depois de engulir, tipo baixa a cabeça pega a semente e enquanto a ingere abana em desequilibrio respirando depois e volta a comer?
PS: nem todos os vet têm a certeza do que dizem, a nós convem nunca perder a esperança, enquanto respirar há sempre uma possibilidade e eu que o diga…!
o pássaro come bem e bebe bem sem nenhum esforço, pelo menos que tenha visto até agora.
O único problema até agora é os olhos, passa uma parte do dia no chão da gaiola para poder descansar com a respiração um pouco acelerada e quando está nos poleiros não se aguenta muito com as duas patas, uma mal a põe, não sei, mas parece que doí.
Neste momento estou a pôr soro fisiológico nos olhos e pomada terricil, não estou a fazer mais nada do que me indicam porque quero ver se passa primeiro os olhos, mas o resto dos problemas também me preocupam. Se fosse um vírus grave penso que ele já tivesse morrido, tem aguentado assim já umas semanas e como já nem sabia que fazer, postei cá o caso.
Obrigado a todos que tentam me ajudar e espero o salvar para ele poder voltar para a gaiola que estava com o companheiro.
ola joão
certamente iras recuperar a ave,pensamento positivo estas a fazer bem continuas o tratamento descrito e ves a evolução,convem
realmente veres se a ave se esta a alimentar correctamente caso contrario podera ficar ainda mais fragilizada,vou te deixar um topico que julgo ser um problema
parecido com o teu,onde foram tentados varios tratamentos e apenas um resultou portanto ai ja poderemos tirar as nossas ilações..
http://www.canariculturatuga.com/forum/index.php?topic=5953.0
Nos olhos é dificil mas não impossivel agora na pata, será que vejo ali a anilha a estrangular a pata? OU UM INCHAÇO TALVEZ…! SERÁ ESSA A PATA? A imagem está ligeiramente desfocada, 2ª opinião por favor ….!
Em relação à pata não vejo nenhum inchaço e a anilha está bem solta.
Vou amanhã ou depois de amanhã dar o flangyl para ver se ele melhora.
Em relação aos olhos ele parece que melhorou bastante, mas é cedo para perceber, vou esperar até amanhã.
Obrigado pessoal
Boas Tardes
Limpeza com soro e aplique CLOROCIL POMADA OFTALMOLOGICA durante 5 dias a venda em farmacias.
Tenho que fazer uma pergunta, caso o pássaro ficar bom poderei por novamente com o seu parceiro ?
Vai dar o Flagyl para .
e acha que irei poder pô-lo futuramente com outro na mesma gaiola ?
já comecei no flagyl, sinceramente não vejo muitas melhoras. O que melhorou foi os olhos, agora ele está infelizmente a maior parte do tempo no chão da gaiola.
Parece que se queixa da pata direita porque quando está nos poleiros não a põe e quando tenta a pata deve doer porque a sacode. Toquei hoje nela e não vejo nenhuma anomalia, nada inchado e a anilha está boa.
Alguém ajude, quero ver este pássaro bem e é pena que talvez já não possa juntar ao outro companheiro,
Obrigado por tudo e cumprimentos
Pare com esse antibiotico que só vai prejudicar a ave , utilize a pomada terricil na pata da ave .
Ok, irei fazer o que me diz. Afinal parece mesmo haver um inchaço na pata, não foi notado antes mas agora notamos.
Irei por a pomada e obrigado
soprei a ver se o torex estava negro, para ver se poderia ser uma bacteria e o que vejo é que parece mais magro que os outros canários que tenho, consigo ver parece costelas e as sinto bastante bem.
Continua com a patinha inchada .
ola joão
possivelmente sera um problema fungico,e a ave esta debilitada porem podera ter ja desenvolvido qualquer infecção ao nivel de bacterias ,no entanto para combater os fungos so mesmo com anti fungicos…
convem apos os tratamentos dares vitaminas b e k ….
boa noite.
Mais uma vez lhe volto a dizer que pelas imagens o que ave parece ter é uma bactéria.
devia ter continuado com o flagyl 10 dias seguidos até sarar os olhos por completo.
comida:
Mistura de sementes sem sementes negras e reforçada com perilha ; cardo mariano e aveia descascada.
há noite retira o bebedouro e de manhã coloca-o com o flagyl assim garante que a ave bebe.
passados estes dias vitaminas e se estiver com o fígado afectado o que é possível um produto à base de colina.
mais não sei…
cumprimentos,
BOA NOITE, não é por nada sr JOÃO mas vocé está a fazer quantos tratamentos? É que eu vejo que a ave melhora e depois piora muda de este para o outro ou estou a entender mal…! é que eu acho que se um produto está a funcionar não deve ser retirado sem que a ave esteja curada.
Atenção e sem ofensa pois eu tambem como qualquer pessoa aprendo mais um pouco todos os dias ao observar as aves, perca um pouco de tempo, veja se a ave só come as sementes negras da mistura, trate da pata com a pomada, siga um dos processos dos olhos para não misturar tudo…! Entretanto se ela está magra como vocé diz, sente a espinha do bichinho é porque não estará a comer como deve ser e, ou eventualmente (faca) , peito em quilha, antes de mais e para não meter mais um antibiotico no bichinho sugiro que forneça um pouco de agua com vinagre de cidra que pode por no bebedouro e banheira da ave sendo mudada todos os dias. O vinagre tem colina e é natural, sendo que tem determinados acidos que são beneficos até para as penas (limpeza) da ave, procurando assim uma semente com elevado valor energetico sem se preocupar com a gordura. Noto nas minhas aves que ao comerem pirrilha tornão-se mais ativas ( sem retirar o que etão habituados a comer) e as papas tambem podem ajudar, se não estiver com fezes moles até o pepino facil de ingerir poderá dar uma ajuda, a maça a fim de equilibrar as defesas da ave. Se puder ponha aqui umas fotos mais nitidas da ave para uma melhor avaliação de todos os participantes.
Com todo o respeito, isto é a minha opinião.
Muito obrigado por tudo o que têm feito por mim e pelo meu pássaro. Ele tem os olhos bastante melhor embora que por vezes tento ver se está tudo bem com eles, a patinha continua inchada e pode ser a causa de estar sempre no chão da gaiola, deve doer. Continuo a pôr pomada, uma pergunta que faço a vocês, a pomada é melhor clorocil ou bacitricina ?
Hoje deparei-me com outro problema, estava a dar de comer aos meus pássaros quando reparo no companheiro branco do que já mostrei o caso. Ele estava a comer mas algo não estava bem, aproximei-me e não via de um olho e já comecei a entrar em stress. Toquei no olho, estava com uma camada muito seca por cima do olho, pôs soro fisiológico para limpar os olhos e depois coloquei clorocil. Já saiu a camada seca, mas estavam um pouco lacrimejados e agora irei estar sempre de olho nele e espero que fique bem e não seja nada de mal também.
Qualquer ajuda, agradecia
Isto está difícil por estes lados