Boas,
Alguém aqui sabe se se pode mexer nos ninhos das rolinhas diamante? Eu tenho uma rolinha bebé com uns 15 dias no ninho, mas o ninho tá meio sujo já e gostava de trocar o forro, será que há problema de rejeição dos pais se mexer?
Já agora, aos mais entendidos, a mistura de exóticos (mandarins) é a que tenho usado, mas li num site inglês que deviamos mistura cerca de 50% de mistura de exótico + 50% de milhos painço (vermelho, amarelo, branco), alguém usa? É que já reparei que elas raramente comem a semente de Níger e alpista comem mas pouco. Preferem realmente os milhos. Tenho dado a papa de ovo que dou aos canários. Têm comido. Mas será a indicada?
Olá Nádia
Na minha opinião esperas mais 1 semana e a cria de rola já deve sair do ninho, e nessa altura substituis o ninho.
Em relação á alimentação eu dava a mistura dos exóticos que contem variedade de milhos alvo .
Ninger como já referiste elas não comem.
Na altura da criação eu fornecia um pouco de farinha da 1º idade dos pintos (mas só uma vez por semana)
Alpista e papa eu não dava.
Espero ter ajudado.
Olá Edgar, desde já obrigada pela resposta. Hoje quando fui tratá -las vi a cria já pelo chão. Enquanto fui buscar o nov ninho pra trocar já lá estava ela novamente no ninho. É normal? Qual é a mistura de exótico q não tem alpista ou niger? Tenho ideia que todos têm.
Farinha para pintos nunca usei. Vou tentar. A papa até comem na bem.
Boas,
Pela experiência que tenho trocar a alimentação a meio da época de criação dá maus resultados.
Se quer mudar algo acrescente em comedouro separado mas mantenha o que tem estado a dar, se elas pegarem bem começa a retirar o que quiser.
Boas
Não vou trocar a alimentação agora. Queria apenas uma opinião de gente que já criou e
/ou cria estas aves para saber se tou agindo bem. O que tava pensando em fazer era comprar milho painço à parte (no meu clube vendem diferentes tipos tudo misturado) e juntá lo à mistura de exóticos. Mas sendo assim irei colocá la entao num comedouro à parte.